quinta-feira, 26 de março de 2015

O programa 5S e os desafios da atualidade



O 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial. Primeiro fora implantado nas empresas e em seguida fora levado para a vida pessoal, por ser tão interessante.

Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC - Controle da Qualidade Total). É o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente.

O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.

No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu.




O programa 5s é chamado assim devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalizar) e Shitsuke (disciplina).

É uma ferramenta que ajuda na implantação da qualidade total e tem como objetivo principal melhorar a produtividade e ordem do seu local de trabalho, para que ele permaneça organizado, limpo, padronizando e disciplinando para melhor desempenho das atividades individuais e em equipe.

Entenda melhor como funciona:

Seiri (Senso de utilização)

Separamos o que é útil do que não é útil e do que será descartado. Assim, facilita a organização, porque temos o senso de utilidade e utilização dos recursos. Com melhor utilização racional do espaço, eliminação de excessos, redução do tempo de procura do material e elimina o desperdício.

Seiton (Senso de Ordenação)

Refere-se a organização dos objetos, documentos e pastas, a disposição dos mesmos. Cada coisa em seu lugar para uso imediato. Assim, há diminuição de desgaste físico e emocional, economiza tempo, e aperfeiçoa as decisões emergenciais.
Esse é um dos mais importantes, principalmente para nossa área, é preciso ter um lugar pra cada coisa e tudo no lugar definido. Usar etiqueta em tudo, (pastas, armários e materiais que utilizamos no dia a dia) facilitando a comunicação e otimizando o processo.

Seiso (Senso de Limpeza)

Cada colaborador é responsável pela sua área, e mais importante que limpar é não sujar. Este senso tem como objetivo manter o ambiente físico agradável. Nas empresas que trabalham com maquinas é de suma importância essa limpeza preventiva, para melhor analise das peças e manutenção e\ou troca das mesmas.
Assim, contribuindo para o bem estar e a segurança de todos, este senso também analisa a questão ambiental, criar o hábito de eliminação de fontes de poluição.

Seiketsu (Senso de Saúde)

Trata-se do cuidado com a própria saúde a nível físico, mental e emocional e os 3s acima descritos, já são os primeiros passos para que este senso não seja abalado pelos aspectos citados, que poderiam afetar a saúde. Assim, pensamos e agimos com mais discernimento, melhora as condições de trabalho tanto individual quanto coletiva.

Shitsuke (Senso de Auto disciplina)

E o ultimo processo é simples, manter tudo aquilo que começamos a aplicar desde o primeiro “s”.
É fazer o melhoramento contínuo e permitir que seja sempre um ciclo. É uma ferramenta muito simples quando executada com disciplina, em equipe e sempre.
O resultado é rápido e trazem mudanças incríveis para nosso local de trabalho.

Quando aplicamos esse método, o objetivo é melhorar a qualidade de vida nas pessoas, construir um ambiente saudável e bom para todos os envolvidos. Porém, só será obtido resultado se houver uma disposição de toda a equipe, pois é um trabalho coletivo para o coletivo. Então é preciso respeito ao próximo, trabalho em equipe, responsabilidade, empenho e organização.

Com a alta tecnologia e a velocidade com que chegam e se perdem as novidades, a prática do 5S é mais necessária do que nunca.

Após a guerra, no Japão, era preciso dar um jeito na bagunça para retomarem a vida. Agora, há outro desafio constante a ser atendido, mesmo em países que não passaram por guerra. No mundo de hoje, as coisas chegam muito depressa e rapidamente perdem o valor. Há uma chuva de informações, oportunidades e descartáveis chegando a todo momento.

O papel principal do 5S, hoje, é nos orientar como observar, avaliar e tomar decisões adequadas para nosso crescimento e formação como pessoa, cidadão e profissional.

Com o 5S, teremos serenidade para bom proveito, sem estresse, das oportunidades do novo jeito de viver.


Fonte: http://5s.com.br/2/o-que-e-5s.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário