quarta-feira, 8 de abril de 2015

Mind maps e a gestão empresarial


O que é?

Mind maps (ou mapa mental) é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.

O método de Tony abusa de mnemônicos, que são como atalhos que usamos para lembrar de coisas. Quando você olha os ossinhos da mão para saber se um mês tem 31 dias ou não, está usando um mnemônico. É o tipo de atalho que toma um mindmap. 

Além disso, você elabora um mapa mental de forma estruturada, com sub-divisões; é incomparavelmente melhor do que uma página de texto corrido, em que você lê primeiro e monta a estrutura depois.

Boa parte do sucesso do mindmap se apóia no fato de que, sim, todo ser humano é criativo; só precisa só de um empurrãozinho. Por isso, em um mindmap você anota apenas o necessário. Como se faz ao preparar um discurso: você não leva o discurso escrito para ser lido em frente ao público; você faz notas, escreve tópicos.Por fim, um bom mapa mental deve captar pensamentos que surgirem durante o processo. No fim, tudo se encaixa e contribui para o resultado.

Como funciona

Os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas. Podem ser elaborados por meio de canetas coloridas sobre folhas de papel ou um programa de computador dedicado. Pode ser aplicado a qualquer tarefa, atividade, profissional, ou lazer, de modo individual ou em grupo para planejar qualquer tipo de evento. Trata-se de um método para planejamento e registro gráfico cada vez mais usado em todas as áreas de conhecimento humano.

Mapas mentais são úteis não apenas para "decorar matéria", mas para registrar de forma inteligente e que permita revisões ultra rápidas os assuntos compreendidos em forma de resumos, que sintetizam o entendimento das matérias.

Buzan sugere as seguintes diretrizes para a criação de mapas mentais:

  • Iniciar no centro com uma imagem do assunto, usando pelo menos três cores.
  • Use imagens, símbolos, códigos e dimensões em todo o seu mapa mental.
  • Selecione as palavras-chave e as escreva usando letras minúsculas ou maiúsculas.
  • Coloque cada palavra/imagem sozinha e em sua própria linha.
  • As linhas devem estar conectadas a partir da imagem central. As linhas centrais são mais grossas, orgânicas e afinam-se à medida que irradiam para fora do centro.
  • Faça as linhas do mesmo comprimento que a palavra/imagem que suportam.
  • Use várias cores em todo o mapa mental, para a estimulação visual e também para codificar ou agrupar.
  • Desenvolva seu próprio estilo pessoal de mapeamento da mente.
  • Use ênfases e mostre associações no seu mapa mental.
  • Mantenha o mapa mental claro, usando hierarquia radial, ordem numérica ou contornos para agrupar ramos.

Esta lista é em si mais concisa do que a versão em prosa da mesma informação e o mapa mental destas orientações tem em si a intenção de ser mais memorável e mais rápido para entender do que qualquer um na prosa ou lista.




Aplicativos online

Mindmup

Você não precisa baixar nada para usar o Mindmup, o que já é uma vantagem! Mas pode salvar seus mapas no seu Google Drive, em seu próprio computador ou utilizar o armazenamento Gold da Mindmup, que é a única opção paga do software. As opções exportação e compartilhamento dos mapas são as maiores vantagens. É um software muito fácil de usar, mas não tem uma biblioteca de ícones embutida.  
Mind42

Mind42 é um excelente software para mindmaps. É gratuito, mas exige que você se cadastre no site para começar a usar. Possui uma biblioteca razoável de ícones. Permite que você utilize seus próprios ícones, desde que eles estejam publicados na internet. Não permite que você use ícones que estejam no seu computador. É fácil de utilizar. Permite que você crie links com outros mindmaps, o que é bastante útil. Não tem opções de export e compartilhamento excepcionais, mas cobrem as necessidades básicas.  

Mindomo

Mindomo é muito bom. Possui uma versão gratuita, mas para usar todas as suas funcionalidades, o software é pago. E não é tão barato assim… Possui templates, excelentes opções de modo colaborativo (criar mindmaps com outras pessoas, trabalhando simultaneamente), biblioteca de ícones, opções de apresentação, boas opções de compartilhamento e opções de export realmente boas! Muito fácil de usar, gera mapas bastante bonitos. Um dos melhores do mercado, principalmente para quem pensa em construir mindmaps em equipe.

MindMeister

Um clássico. MindMeister tem versão em português, é super tradicional e completo. Tem, dentre seus clientes, marcas de peso como Philips, Oracle e CNN. A versão gratuita possui várias limitações. A principal, é a quantidade de mapas que você pode ter: 3. Mas nada impede que você exclua um mapa antigo, para criar um novo mapa. Coleção de ícones incrível! O mapa sempre fica bonito. É super fácil e gostoso de usar. Você ainda pode, depois de gerar o mapa, usar o software para criar uma excelente apresentação. Sem dúvida nenhuma, é o melhor do mercado. Porém, perde para o Mindomo em opções de criação em modo colaborativo.

Existem boas alternativas offline, que você precisa baixar para usar. Duas boas alternativas são o Mindjet Mindmanager e o OmniGraffle.


Confira ainda esse vídeo que explica um pouco mais sobre como elaborar mapas mentais e usar de nossa criatividade para aumentar nossa produtividade no trabalho. 







Fonte: Wikipedia e Super Secretária Executiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário